A todo momento precisamos da energia. É ela que movimenta a indústria, o agronegócio, além de ser a base para o nosso bem-estar social. Sem energia não há tecnologia.
Apesar de a energia hidrelétrica ser muito utilizada e ser uma fonte limpa de energia, ela possui alto custo de manutenção e distribuição, além de depender de muitos fatores para o seu funcionamento – construções de barragens, estações, cabeamentos, bem como os níveis dos rios e estiagens.
Em meio a esse cenário, outras fontes de geração de energia vêm recebendo grandes investimentos, entre elas, a energia solar.
As vantagens de ter um sistema fotovoltaico residencial ou comercial vão muito além do que possamos imaginar. Não é à toa que os investimentos em energia solar vêm crescendo a cada dia de forma exponencial.
Para usufruir de todas as vantagens da energia do sol, você precisa entender sobre esse sistema alternativo e sustentável. Conheça agora as vantagens do sistema fotovoltaico e saiba como fazer para gerar sua própria energia. Boa leitura!
O que é energia solar?
A energia solar é uma energia abundante, sustentável e renovável. Trata-se de uma energia inesgotável e que cresce a cada dia de forma acelerada em todo o mundo.
Os sistemas de energia solar são capazes de gerar energia elétrica através da captação da luz solar. As células fotovoltaicas, presentes em painéis solares, são feitas a partir de materiais semicondutores, geralmente silício.
Durante a exposição da célula, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz). Dessa forma, o sistema é capaz de transformar a radiação e o calor em energia elétrica por meio do chamado “efeito fotovoltaico”. Durante esse processo, o sol é o grande aliado do sistema, gerando energia elétrica de forma econômica, limpa e sustentável.
Quais os tipos de energia solar?
A energia do sol é abundante e infinita e você pode utilizá-la de diversas maneiras. No mercado, existem três tipos de sistemas de energia solar, cada um com características diferentes:
Energia solar fotovoltaica
Funciona através do efeito fotovoltaico. A luz do sol é captada através de painéis solares que geram correntes elétricas contínuas. O inversor solar, instalado no local, transforma as correntes contínuas em correntes alternadas. Desse modo, a eletricidade fica pronta para ser distribuída, gerar créditos futuros ou ser armazenada.
Energia solar fototérmica ou aquecimento solar
Como o próprio nome já diz, a energia fototérmica é utilizada para aquecer água, gases ou ambientes. As placas solares captam energia térmica, transferindo-a para a água ou outros fluidos.
O aquecimento ocorre no reservatório, que passa a transferir a água aquecida para ser usada no consumo da propriedade.
A energia fototérmica pode ser aproveitada em residências, estabelecimentos comerciais, fábricas, indústrias, bem como em usinas térmicas solares. A dimensão e o local de instalação do reservatório dependem do tipo de propriedade, além do consumo médio de água quente.
Energia heliotérmica ou energia solar térmica concentrada:
O sistema utiliza a radiação indireta, ou seja, a energia do sol é captada através de espelhos e armazenada. Após esse processo, a energia passa por duas transformações: a primeira em energia mecânica e, por fim, em eletricidade.
Na maioria das vezes, esse tipo de sistema é recomendado para indústrias e fábricas, onde há grande utilização de água aquecida.
Energia solar fotovoltaica
A energia fotovoltaica é a energia obtida por meio da conversão da radiação solar em energia elétrica. Mais competitiva do que outros modelos de produção de energia, a energia solar cresce cada vez mais, sendo uma tendência no Brasil e no mundo.
Energia solar residencial
Consiste na instalação de placas solares em telhados de casas ou prédios, coberturas ou locais de campo aberto, captando luz solar e transformando-a em energia elétrica para a utilização doméstica.
Caso a residência gere mais energia solar do que está consumindo, a energia vai para a rede distribuidora da região, gerando créditos para o consumidor. Além disso, a energia fotovoltaica garante uma redução significativa na conta de luz, proporcionando até 95% de economia mensal.
Energia solar comercial
A geração de energia solar em empresas ou estabelecimentos comerciais funciona da mesma forma que nas residências, ou seja, através da captação da luz solar.
De acordo com as informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, é possível que uma empresa ou estabelecimento comercial economize de 80% a 90% após a instalação de um sistema fotovoltaico
Sem falar que os benefícios de investir em energia solar vão muito além da economia, já que sua empresa poderá receber selos e certificações de sustentabilidade, passando a ser uma empresa amiga do meio ambiente (empresa eco-friendly), agregando valor à sua marca.
Energia solar rural
A energia solar em propriedades rurais pode ser uma ótima opção para quem está pensando em economizar. Um sistema fotovoltaico instalado em sítios ou fazendas atenderá toda a demanda de energia, servindo como solução para todo tipo de consumo: motores, bombeamento, ordenha, iluminação, aparelho eletroeletrônicos, entre outros.
Dessa forma, produtores rurais poderão economizar na conta de luz e investir o capital em outros setores do negócio, aumentando sua produtividade.
Energia solar industrial
A energia solar vem ganhando destaque no segmento industrial devido à economia e à redução dos impactos ambientais.
A energia solar é considerada uma forma sustentável de aquecer água e fluidos, além da geração de eletricidade. A produção é semelhante aos sistemas residenciais e comerciais, porém é feita em larga escala e de acordo com a demanda da propriedade.
A instalação dos painéis solares em fábricas e indústrias exige acompanhamento e um planejamento mais elaborado.
Energia solar no Brasil
No Brasil, o mercado da energia solar cresce a cada dia. Somente no ano de 2019, as instalações cresceram mais de 212%, alcançando a marca de 2,4 GW instalados. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019 foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração.
Em geral, o território brasileiro possui grande potencial para produção de energia fotovoltaica. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o país recebe mais de 3 mil horas de brilho do sol durante o ano, correspondendo a uma incidência de 4.500 a 6.300 Wh/m².
Outra vantagem é a localização. Por estar próximo à linha do Equador, o país recebe alta incidência de luz, com poucas variações ao longo do ano.
Por não necessitar de grandes investimentos em linhas de transmissão, a energia solar consegue atender e beneficiar as comunidades mais afastadas.
Mesmo em lugares distantes de grandes centros urbanos, em áreas isoladas e fora da rede elétrica, as usinas ou placas fotovoltaicas geram energia, tornando a eletricidade mais acessível às regiões mais remotas.
Vantagens da energia fotovoltaica
- Sustentabilidade
Quando pensamos em energia solar, devemos considerar a sua importância para o meio ambiente, além dos benefícios sociais e econômicos que esse tipo de fonte renovável pode nos oferecer.
A energia fotovoltaica é uma energia limpa, isso significa que sua produção não agride o meio ambiente, não polui, não emite gases de efeito estufa, não gera resíduos, ou seja, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
- Economia
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a energia solar nos ajuda a economizar, reduzindo em até 95% o valor da conta de luz mensal.
Além disso, o custo total investido no sistema retornará para você em poucos anos, ou seja, o retorno do investimento é garantido!
É por isso que seu uso aumenta a cada dia, tanto em residências, como em estabelecimentos comerciais, indústrias e propriedades rurais. E ainda tem mais: a energia solar que foi gerada e não usada por você retorna para a concessionária da sua região, transformando-a em créditos futuros. Você e toda a sua família poderão usufruir de um sistema de geração de energia econômico e sustentável!
- Baixo custo de manutenção
A manutenção é bem simples: limpeza dos painéis de duas a três vezes ao ano, sendo necessário apenas água e sabão neutro para eliminar a poeira, fuligem e excrementos de pássaros.
Lembrando que, a limpeza do sistema é importante para garantir a eficiência energética e vida útil das placas solares.
A limpeza é o momento ideal para verificar se existem fissuras nas placas ou falhas nas estruturas metálicas do sistema.
Recomendamos que a limpeza seja realizada por profissionais habilitados para o trabalho com eletricidade e altura.
- Valorização do imóvel
Os sistemas fotovoltaicos agregam valor ao imóvel, que pode ser somado na hora da venda. Isso porque a residência ou o estabelecimento com um sistema solar instalado será mais eficiente em termos energéticos e sustentáveis.
Além da economia imediata na conta de luz, o imóvel passa a valer mais quando você for negociar seu valor.
- Ocupa pouco espaço
A produção de energia fotovoltaica não necessita de grandes áreas. Os painéis solares não ocupam áreas úteis da propriedade, podendo ser instalados em telhados de casas e prédios ou em coberturas de estacionamentos. Além disso, o sistema fotovoltaico é modular, ou seja, permite a adição de painéis quando houver necessidade de ampliar o sistema.